Punho

O punho é uma articulação complexa, com oito pequenos ossos e muitos ligamentos de conexão.

A artroscopia permite ao cirurgião ver as partes anatômicas e seus movimentos sem fazer grandes incisões no músculo e tecido.

Um artroscópio é utilizado por duas razões: para fazer diagnósticos mais precisos (artroscopia diagnóstica) e para corrigir quaisquer problemas com a articulação. A cirurgia artroscópica é uma valiosa ferramenta de diagnóstico e tratamento. Porque necessita menos e menores incisões (ou seja, é minimamente invasivo), os os pacientes geralmente se recuperam de forma mais rápida do que com a cirurgia regular. Isso, deve-se ao fato da artroscopia ser um procedimento ambulatorial, e a maioria dos pacientes voltam para casa algumas horas após a cirurgia.

 

1) Anatomia

 

 O punho é uma articulação que liga a mão ao antebraço. É uma coleção de múltiplos ossos e articulações. Os ossos que compreendem o punho são as extremidades distais do rádio e o cúbito, 8 dos ossos do carpo, e as porções proximais dos ossos do carpo 5 (ver a imagem abaixo).

 

 

 

Todos estes ossos participam de uma complexa articulação que permite a mobilidade variável da mão. Em relação ao braço, a mão é capaz de três graus de liberdade. A fim de manter a mobilidade, sem sacrificar a estabilidade, a articulação do pulso tem uma configuração complexa dos ligamentos, conforme indicado nas imagens seguintes.

 

2) Quando a cirurgia é recomendada?

 

Seu médico pode recomendar a artroscopia do quadril, se você apresenta um quadro de dor que não responde ao tratamento não cirúrgico. O tratamento não cirúrgico inclui repouso, fisioterapia e medicamentos ou injeções que podem reduzir a inflamação. A inflamação é uma das reações comuns do seu corpo quando ele apresenta algum tipo de lesão ou doença. Quando a articulação do quadril é lesionada, a inflamação provoca dor, inchaço e rigidez.

 

Normalmente é recomendado utilizar a artroscopia de punho para o diagnóstico de problemas quando a ressonância magnética não foi capaz. A maioria das lesões do pulso envolvem cistos ganglionares, lágrimas de ligamento e fraturas ósseas, bem como a remoção de cistos, corpos soltos, ou a ulna distal (para ajudar a condições severas de artrite). Também pode ser utilizado para as lesões por esforço repetitivo.

 

3) Planejamento para a cirurgia

 

Antes da cirurgia artroscópica, o seu médico vai fazer o seguinte:

 

Realizar um exame físico da mão e do pulso

Procurar saber mais sobre seu último quadro médico (história clínica)

Realizar testes que localizam a dor (testes provocativos). Estes testes envolvem a mover a mão, a fim de reproduzir a dor.

Estudos de imagem da mão e do pulso. Estes podem incluir os raios X, imagens de ressonância magnética, ou artro-grama (uma radiografia tirada após um agente de contraste, ou "corante" injetado na articulação).

 

O centro hospitalar ou o próprio médico irá contactá-lo antes da data marcada para fornecer detalhes específicos sobre seu procedimento. Certifique-se de seguir as instruções fornecidas, especialmente sobre quando parar de comer ou beber antes de sua cirurgia.

 

Normalmente, a cirurgia artroscópica requer apenas que a mão e o braço são anestesiados (anestesia regional). Um sedativo pode ser administrado a mais relaxar o paciente.

 

4) O procedimento cirúrgico

 

Cirurgia artroscópica pode ser usado para tratar uma série de condições do pulso. Estas incluem dor no punho crônica (de longo prazo), fraturas de pulso, cistos ganglionares, lágrimas ligamento e as lágrimas do complexo da fibrocartilagem triangular (TCLE). Artroscopia de pulso também pode ser usado para suavizar as superfícies ósseas e remover um tecido inflamado.

 

- Dor no punho crônica: cirurgia exploratória artroscópica pode ser usado para diagnosticar a causa da dor no punho crônica quando os resultados de outros testes não fornecem um diagnóstico claro. Muitas vezes, pode haver áreas de inflamação, danos na cartilagem, ou outras descobertas após uma lesão no pulso. Em alguns casos, após o diagnóstico ser feito, a condição pode ser tratada artroscopicamente também.

 

 

- Fraturas de pulso: pequenos fragmentos de osso podem ficar dentro da articulação, após uma fratura. A artroscopia de punho pode remover esses fragmentos, alinhar os pedaços de osso e estabilizá-los usando pinos, fios ou parafusos.

 

- Cistos ganglionares: crescem geralmente a partir de uma haste entre dois ossos do pulso. Durante um procedimento de artroscopia, o cirurgião pode retirar o talo, o que pode reduzir a chance destes cistos voltarem.

 


- Lágrimas de ligamento / CFCT: Os ligamentos são bandas fibrosas de tecido conjuntivo que se conectam a ossos dobráveis. Eles proporcionam estabilidade e suporte para as articulações. O CFCT é uma estrutura de amortecimento no interior do punho. Uma queda em cima da mão pode rasgar os ligamentos, o CFCT, ou ambos. O resultado é dor ao movimentar ou uma sensação de clique. Durante a cirurgia artroscópica, o cirurgião pode reparar as lágrimas.

 

- Liberação do túnel carpal: A síndrome do túnel carpal é caracterizada por dormência ou formigamento na mão, e às vezes com dor acima do braço. Ela é causada por uma pressão no nervo que passa através do túnel carpal. O túnel é formado pelos ossos do pulso e uma cobertura de tecido grosso. Pressão pode acumular-se dentro do túnel, por muitas razões, incluindo a irritação e inchaço do tecido (membrana sinovial) que cobre os tendões. O cirurgião vai cortar o teto do ligamento e ampliar o túnel. Isso reduziria a pressão sobre o nervo e aliviaria os sintomas. Isto pode, por vezes, ser feito usando um artroscópio.

 

5) Recuperação

 

Após a cirurgia, você vai ficar na sala de recuperação por 1 a 2 horas antes de ter alta. Enfermeiros vão monitorar sua capacidade de resposta e fornecer medicação para a dor, se necessário. Você irá precisar de alguém para levá-lo para casa e ficar com você, pelo menos, a primeira noite.

 

Para os primeiros dois ou três dias após a cirurgia, o punho deve ficar elevado. O curativo deve ser mantido limpo e seco. Gelo pode ajudar a manter o inchaço. Há exercícios que podem ser usados para ajudar a manter o movimento e reconstruir sua força. Embora a dor após a cirurgia ser geralmente leve,  analgésicos irá ajudarão a aliviar a dor.

 

6) Reabilitação

 

Depois de sua artroscopia você provavelmente deverá utilizar uma bandagem de proteção ou tala do pulso que permite total mobilidade dos dedos. O período de proteção pode variar, dependendo do que foi realizado no momento da cirurgia. Elevar a extremidade envolvida é importante para evitar inchaço excessivo e dor após a cirurgia.

 

A reabilitação desempenha um papel importante na volta de suas atividades diárias. Um programa de exercícios irá ajudá-lo a recuperar a força no ombro e o movimento. O seu cirurgião irá desenvolver um plano de reabilitação com base nos procedimentos cirúrgicos.

 

É provável que o cirurgião recomende um fisioterapeuta para realizar tal tarefa. É muito importante que você se esforce e de atenção para o período de reabilitação a fim de que sua cirurgia proporcione melhores resultados.

 

 

 

7) Complicações

 

Complicações durante ou após a cirurgia artroscópica pulso são incomuns. Eles podem incluir infecção, lesões nervosas, inchaço excessivo, sangramento, cicatrizes, ou rasgo do tendão. Um cirurgião experiente, especialmente um que é especialista em artroscopia da mão, pode reduzir a probabilidade de complicações.

 

8) Resultados a longo prazo

 

Muitas pessoas voltam em plena atividade, sem restrições, após a artroscopia. Sua recuperação irá depender do tipo de dano que estava presente no seu punho.

Para algumas pessoas, serão necessárias mudanças no estilo de vida para proteger a sua articulação. Um exemplo disso, é mudar exercícios e atividades diárias que possam estar relacionadas aos danos reparados. Estas são decisões que você irá tomar junto as orientações do seu cirurgião.