Ombro

Artroscopia do ombro tem sido realizada desde 1970. Ela tornou o diagnóstico, tratamento e recuperação em uma cirurgia mais fácil e mais rápida do que se pensava ser possível. Melhorias na artroscopia do ombro ocorrem a cada ano como novos instrumentos e técnicas são desenvolvidas.

Devido aos instrumentos, artroscópio e cirúrgicos serem finos, cirurgião pode usar incisões muito pequenas (de cortes), em vez de a incisão maior, necessária para as cirurgias padrões, abertas. Isto resulta em menos dor para os pacientes, e encurta o tempo de recuperaração e retornarno as suas atividads favoritas.

 

1) Anatomia

 

 O ombro é uma articulação complexa que é capaz de mais movimento do que qualquer outra articulação em seu corpo. Ela é composta por três ossos: o osso do braço (úmero), omoplata (escápula) e clavícula.

 

Bola e soquete: A cabeça de seu osso do braço se encaixa em uma tomada arredondada em sua omoplata. Esta tomada é chamada glenóide. Um tecido escorregadio chamado cartilagem articular cobre a superfície da bola e da tomada. Isto cria uma superfície lisa e sem atrito que ajuda os ossos deslizar facilmente através de cada outro.

 

A glenóide é cercada por cartilagem fibrosa forte chamado de labrum. O labrum forma uma articulação de vedação em torno da tomada que adiciona estabilidade e amortece a articulação.

 

Cápsula do ombro: O conjunto está rodeado por bandas de tecido chamados ligamentos. Eles formam uma cápsula que liga a articulação. A superfície inferior da cápsula é revestida por uma membrana fina chamada membrana sinovial. Ela produz o líquido sinovial que lubrifica a articulação do ombro.

 

Manguito rotador: Quatro tendões cercam a cápsula do ombro e ajudam a manter o osso do braço centrado na tomada do ombro. Este tendão espesso é chamado de manguito rotador. O manguito cobre a cabeça do úmero e liga-se ao seu ombro.

 

Bursa: É uma bolsa lubrificante localizada entre o manguito rotador e osso em cima de seu ombro (acrômio). A bolsa 

ajuda os tendões do manguito rotador deslizarem suavemente ao mover o braço.

 

2) Quando a cirurgia é recomendada?

 

Seu médico pode recomendar a artroscopia do ombro, se você sofre de um quadro de dor que não responde ao tratamento não cirúrgico. O tratamento não cirúrgico inclui repouso, fisioterapia e medicamentos ou injeções que podem reduzir a inflamação. A inflamação é uma das reações normais emitidas pelos seu corpo em caso lesão ou doença. Em uma articulação do ombro lesionado ou doente, a inflamação provoca dor, inchaço e rigidez.

 

Lesão, esforço repetitivo e desgaste por idade são os responsáveis pela maioria dos problemas de ombro. Artroscopia de ombro pode aliviar os sintomas de dor dos muitos problemas que danificam os tendões do manguito rotador, labrum, cartilagem articular e outros tecidos moles em torno da articulação.

 

Os procedimentos artroscópicos mais comuns são:

 

Reparo do manguito rotador

Remoção de esporão ósseo

Remoção ou reparação do labrum

Reparação de ligamentos

Remoção de tecido inflamado ou cartilagem solta

Reparação de luxação do ombro recorrente

 

Técnicas menos comuns tais como a libertação do nervo, reparação de fracturas e excisão de cistos também podem ser realizadas através de um artroscópio. Alguns procedimentos cirúrgicos, como a substituição do ombro, ainda necessitam de cirurgia aberta com incisões mais amplas.

 

3) Planejamento para a cirurgia

 

Seu cirurgião ortopédico pode pedir-lhe para que vá a outros médicos afim de certificar que você não tem quaisquer problemas de saúde que precisem ser abordados antes da cirurgia. Exames de sangue, eletrocardiograma ou radiografia de tórax podem ser necessários para executar com segurança a sua cirurgia.

 

Se você tiver algum problema de saúde, uma avaliação mais extensa pode ser necessária antes de sua cirurgia. Certifique-se de informar o seu cirurgião ortopédico de quaisquer medicamentos ou suplementos que você toma. Você pode precisar parar de tomar alguns destes antes da cirurgia.

 

Se você é uma pessoa saudável, sua artroscopia poderá até ser realizada em ambulatório. Isto significa que você não vai precisar passar a noite no hospital.

 

O centro hospitalar ou o próprio médico irá contactá-lo antes da data marcada para fornecer detalhes específicos sobre seu procedimento. Certifique-se de seguir as instruções fornecidas, especialmente sobre quando parar de comer ou beber antes de sua cirurgia.

 

Antes da operação, um anestesista irá falar com você sobre as opções de anestesia. Artroscopia de ombro é mais comumente realizada utilizando anestesia local. Esta é injetada na base do pescoço ou na parte superior do seu ombro. Tal anestesia serve também para ajudar a controlar a dor pós cirurgica. Muitos cirurgiões a combinam com sedativos, pois os pacientes podem sentir-se desconfortáveis em ficar na mesma posição durante o procedimento cirúrgico.

 

A maioria dos procedimentos de artroscopia de ombro demoraram menos de uma hora, no entanto a duração da sua cirurgia vai depender do que o seu cirurgião localizar e quais os reparos serão necessários.

 

4) O procedimento cirúrgico

 

Posicionamento e Preparação

 

Uma vez na sala de operações, você vai ser posicionado de modo que o seu cirurgião pode facilmente ajustar o artroscópio para ter uma visão clara do interior de seu ombro. As duas posições mais comuns do paciente para a cirurgia artroscópica do ombro são:

 

- Posição de cadeira de praia: Esta é uma posição semi-sentada semelhante a sentar-se em uma cadeira reclinável.

- Deitado lateralmente: Nesta posição, o paciente encontra-se de lado em uma mesa de operação.

 

Cada posição possui leves vantagens. Cirurgiões poderão seleccionar posições com base no procedimento a ser realizado, bem como em sua formação individual.

 

Uma vez posicionado, a equipe cirúrgica irá remover pêlos, se necessário, e, em seguida, limpar o seu ombro com uma solução anti-séptica. Eles irão cobrir o seu ombro e braço com panos esterelizados, e provavelmente irão colocar prender o seu antebraço em algum dispositivo para garantir que seu braço permaneça imóvel.

 

Procedimento

 

Primeiramente, o seu cirurgião irá injetar fluidos no ombro para inflar o conjunto. Isso torna mais fácil de ver todas as estruturas do seu ombro através do artroscópio. Em seguida, o cirurgião fará uma pequena punção no seu ombro (aproximadamente do tamanho de um furo de um botão) para o artroscópio. Mais fluido sairá através do artroscópio para manter a visão clara e controlar qualquer hemorragia. As imagens do artroscópio são projetadas em uma televisão mostrando ao seu cirurgião o interior de seu ombro e quaisquer danos existentes.

 

 

Uma vez que o problema foi identificado, o cirurgião irá inserir outros pequenos instrumentos através de uma nova pequena incisão, para repará-lo. O cirurgião pode fechar as incisões com pontos ou com steri-strips (pequeno band-aids) e cobri-los com um curativo.

  

 

5) Recuperação

 

Pós-operatório

 

Após a cirurgia, você vai ficar na sala de recuperação por 1 a 2 horas antes de ter alta. Enfermeiros vão monitorar sua capacidade de resposta e fornecer medicação para a dor, se necessário. Você irá precisar de alguém para levá-lo para casa e ficar com você, pelo menos, a primeira noite.

 

Em casa

 

Embora a recuperação da artroscopia é muitas vezes mais rápido do que a recuperação de uma cirurgia aberta, ainda poderá levar semanas para o seu ombro recuperar-se completamente.

 

Você pode esperar um pouco de dor e desconforto por pelo menos uma semana após a cirurgia. Dependendo da complexidade da cirurgia, poderá durar mais. Compressa de gelo pode ajudar no alivio da dor e do inchaço. O médico pode prescrever remédios contra a dor, se necessário.

 

Apesar de não afetar a forma como o seu ombro cura, permanecer deitado pode causar desconforto. Alguns pacientes ficam mais confortáveis em cadeiras reclináveis ou com apoio na cama durante os primeiros dias após a cirurgia.

 

Poucos dias depois, você deverá ser capaz de substituir o curativo de gazes por simples band-aids. Você poderá tomar banho normalmente, quando as incisões não estiverem mais retendo líquido, mas tente não aesfregá-las.

 

Poderá ser necessário um imobilizador especial para proteger o seu ombro. O seu cirurgião irá discutir com você o tempo necessário.

 

6) Reabilitação

 

A reabilitação desempenha um papel importante na volta de suas atividades diárias. Um programa de exercícios irá ajudá-lo a recuperar a força no ombro e o movimento. O seu cirurgião irá desenvolver um plano de reabilitação com base nos procedimentos cirúrgicos.

 

 

É provável que o cirurgião recomende um fisioterapeuta para realizar tal tarefa. É muito importante que você se esforce e de atenção para o período de reabilitação a fim de que sua cirurgia proporcione melhores resultados.

 

7) Complicações

 

A maioria dos pacientes não apresentam complicações da artroscopia de ombro, no entanto, existem alguns riscos. Estas são geralmente pequenas e tratáveis. Possíveis problemas com a artroscopia incluem infecção, hemorragia excessiva, coágulos de sangue, e os danos aos vasos sanguíneos ou nervos.

 

O seu cirurgião irá discutir as possíveis complicações com você antes de sua operação.

 

8) Resultados a longo prazo

 

Como cada paciente apresenta diferentes condições de saúde, o tempo de recuperação é diferente para todos.

 

Você poderá ser capaz de retornar ao trabalho ou à escola dentro de poucos dias após o procedimento, porém tudo irá depender de qual tratamento foi realizado. Por menor que seja a incisão, o reparo feito na articulação pode ter sido extenso, o qual poderá levar vários meses para se recuperar, contudo a reabilitação é fundamental para um bom resultado.