Cotovelo
O papel da artroscopia no tratamento de distúrbios do cotovelo foi aumentando dramaticamente ao longo dos últimos anos. Há uma variedade de condições para as quais a artroscopia do cotovelo pode ser útil em diagnóstico, bem como o tratamento, incluindo a artrite, corpos livres na articulação, cotovelo de tenista, rigidez e fraturas.
Fraturas e outras lesões do cotovelo podem levar uma rigidez na articulação. Apesar de não ser curável por artroscopia, os pacientes com artrite do cotovelo podem desfrutar de melhora significativa dos sintomas após a artroscopia.
Após exames como raio-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, o cirurgião pode recomendar um procedimento artroscópico para o tratamento de sua doença cotovelo.
1) Anatomia
A articulação do cotovelo ocorre na junção de três ossos, o úmero (osso do braço), ulna (maior dos dois ossos do antebraço) e rádio.
O úmero forma a parte superior da articulação e alarga perto da extremidade para formar as epicôndilos medial e lateral, que são os dois processos ósseas pode sentir um ou outro lado da articulação do cotovelo.
A ulna está situada no lado de dentro da articulação e forma uma formato de taça, que permite a articulação com o úmero.
O rádio é o menor dos dois ossos do antebraço e fica no lado de fora da junta.
A cabeça do rádio é redonda e também tem forma de taça para permitir que ele se mova ao redor da base de largura do úmero.
Na verdade, existem três articulações no cotovelo. O primeiro é a articulação conjunta formada entre o úmero e a ulna (úmero-ulnar), que nos permite dobrar e esticar os cotovelos.
A segunda é a articulação úmero-radial entre o rádio e úmero que permite novamente a flexão e extensão, mas também está envolvida no movimento mais complexo de transformar a mão sobre a palma da mão de modo voltada para cima e para baixo (supinação / pronação).
O terceiro é um conjunto pivot formado pelo rádio e ulna (proximal radioulna conjunta).
2) Quando a cirurgia é recomendada?
Nem todas as causas de dor de cotovelo podem ser eficazmente tratadas com um procedimento artroscópico. Algumas das razões para realizar uma artroscopia do cotovelo, incluem:
- Remover detritos soltos: a articulação do cotovelo pode recolher detritos soltos ou cartilagem, como resultado da artrite ou lesão. Estes corpos, livres na articulação, podem causar dor e movimento limitado.
- Remoção de esporões ósseos: nas fases iniciais da artrite do cotovelo, osteófitos podem surgir em torno da articulação, e impedem o movimento normal da articulação.
- Avaliar danos na cartilagem: problemas específicos da cartilagem, geralmente osteocondrite dissecante (OCD), podem causar problemas na articulação do cotovelo. Raios-X e ressonância magnética podem não mostrar adequadamente a extensão do dano e, uma cirurgia artroscópica pode ser usada para avaliar a extensão dos danos na cartilagem, para determinar se algum tratamento adicional é necessário.
- Cotovelo de tenista: ocorre quando há lacerações microscópicas dos tendões do lado de fora da articulação do cotovelo. Enquanto a maioria das pessoas a melhoraram com tratamentos não cirúrgicos para o cotovelo de tênis, às vezes, a cirurgia é necessária.
3) Planejamento para a cirurgia
Seu cirurgião ortopédico pode pedir-lhe para que vá a outros médicos afim de certificar que você não tem quaisquer problemas de saúde que precisem ser abordados antes da cirurgia. Exames de sangue, eletrocardiograma ou radiografia de tórax podem ser necessários para executar com segurança a sua cirurgia.
Se você tiver algum problema de saúde, uma avaliação mais extensa pode ser necessária antes de sua cirurgia. Certifique-se de informar o seu cirurgião ortopédico de quaisquer medicamentos ou suplementos que você toma. Você pode precisar parar de tomar alguns destes antes da cirurgia.
4) O procedimento cirúrgico
Artroscopia de cotovelo pode ser feita sob anestesia geral ou regional. Após a anestesia adequada, o cirurgião vai criar "portais" para ter acesso à articulação do cotovelo. Os portais são colocados em locais específicos para minimizar a possibilidade de danos aos nervos, vasos sanguíneos ao redor e tendões. Através de uma porta, uma câmera é colocada dentro da articulação e pequenos instrumentos podem ser usados para resolver o problema.
A duração do procedimento de artroscopia de cotovelo varia de acordo com o que seu médico precisará realizar. Após a cirurgia, receberá um curativo ou tala. A maioria dos pacientes irá necessitar de fisioterapeuta para recuperar o movimento e a força do conjunto. O comprimento de reabilitação também irá variar de acordo com o que é realizado no momento da cirurgia.
5) Recuperação
Após a cirurgia artroscópica do cotovelo, você será autorizado a fazer atividades moderadas, no entanto, também existem algumas coisas que não é recomendado. É fundamental que você compreenda o processo de cicatrização e tenha uma boa recuperação pós-operatória para não ferir ou danificar os tecidos que foram reparados durante a cirurgia.
É normal ter inchaço e desconforto no cotovelo por vários dias e até uma semana após a cirurgia artroscópica do cotovelo. Aplicar bolsas de gelo por no máximo 20 minutos a cada hora. Use um pano fino para evitar queimar a pele. Gelo é mais importante nas primeiras 48 horas, embora para muitas pessoas continuidade diminua a dor pós-operatória.
6) Reabilitação
É importante seguir o regime de reabilitação apresentado pelo médico e pelo fisioterapeuta. A cirurgia artroscópica é uma parceria entre o médico e paciente. Os resultados da cirurgia são mais eficazes quando um programa de reabilitação pós-operatória envolvendo fisioterapia e exercícios diários.
7) Complicações
A complicação mais preocupante da cirurgia artroscópica do cotovelo é a lesão de um dos principais nervos que circundam a articulação do cotovelo. Vários nervos que são extremamente importantes para a função da mão estão ao redor dessa articulação. Outras complicações incluem infecção e danos à cartilagem articular os instrumentos de artroscopia.
8) Resultados a longo prazo
Como cada paciente apresenta diferentes condições de saúde, o tempo de recuperação é diferente para todos.
Os pacientes podem retornar ao trabalho dentro de alguns dias, mas se o seu trabalho exige grande esforço da articulação do cotovelo, poderá demorar várias semanas. A recuperação total e retorno a atividades esportivas ocorre dentro de 3 a 6 semanas para procedimentos mais simples e 8 a 12 semanas para procedimentos mais complexos.