Joelho

A artroscopia é um procedimento cirúrgico comum em que uma articulação (artro) é vista (escopia) usando uma pequena câmera. Artroscopia dá aos médicos uma visão clara do interior do joelho. Isso os ajuda a diagnosticar e tratar problemas.

Avanços técnicos têm levado o procedimento a monitores de alta definição e câmeras de alta resolução. Estas e outras melhorias fizeram artroscopia uma ferramenta muito eficaz para o tratamento de problemas no joelho. Segundo a Sociedade Americana de Medicina Esportiva, mais de 4 milhões de artroscopias de joelho são realizadas em todo o mundo a cada ano.

  

1) Anatomia

  

O joelho é dividido em duas articulações distintas: uma entre o fêmur e a tíbia chamada de fêmoro-tibial e outra entre o fêmur e a patela denominada fêmoro-patelar; o joelho é a maior articulação do corpo humano.

 

A parte superior é formada pelo fêmur (osso da coxa) e na parte anterior existe um osso arredondado chamado de patela e na parte inferior aparece à tíbia (osso da perna). Grandes ligamentos unem o fêmur e a tíbia para promover estabilidade, enquanto longos músculos dão força ao joelho.

 

As superfícies articulares onde estes ossos entram em contato são cobertas de uma cartilagem especial, chamada de cartilagem articular, esta cartilagem torna possível o movimento articular. As demais superfícies do joelho são cobertas por uma fina camada de tecido chamado de membrana sinovial, esta membrana libera um líquido especial que lubrifica a articulação e reduz o atrito próximo de zero em um joelho saudável, porem doenças ou traumatismos podem causar alguns males como, dores, fraqueza muscular, perda de função e lesões.

 

As estruturas importantes do joelho são:

Ossos e Articulações;

Ligamentos e Tendões;

Músculos;

Nervos e Vasos Sanguíneos.

 

2) Quando a cirurgia é recomendada?

 

Seu médico pode recomendar a artroscopia do joelho, se você apresenta um quadro de dor que não responde ao tratamento não cirúrgico. O tratamento não cirúrgico inclui repouso, fisioterapia e medicamentos ou injeções que podem reduzir a inflamação. A inflamação é uma das reações comuns do seu corpo quando ele apresenta algum tipo de lesão ou doença. Quando a articulação do joelho é lesionada, a inflamação provoca dor, derrame e rigidez.

 

 A cirurgia artroscópica do joelho é útil para diagnosticar as seguintes condições:

 

Artrite, especialmente mono-artrite

A inflamação da membrana sinovial

Artrite gotosa

Infecções Comuns

 

 A artroscopia serve comumente para tratar deficiências como:

 

Remoção ou reparação de cartilagem lesada do menisco

Reconstrução de um ligamento cruzado anterior e posterior rompido

Corte de pedaços de cartilagem articular

Removeção de fragmentos ósseos ou cartilagem soltos no interior do joelho

Remoção do tecido sinovial inflamado

 

3) Planejamento para a cirurgia

 

Se você irá realizar uma artroscopia, será necessário realizar um exame físico para avaliar sua saúde. O médico irá identificar problemas que possam interferir na cirurgia (exames pré-operatórios). Estes podem incluir a contagem de sangue ou de um ECG (eletrocardiograma).

 

 Se você tiver algum problema de saúde, uma avaliação mais extensa, pode ser necessária antes de sua cirurgia. Certifique-se de informar o seu cirurgião ortopédico de quaisquer medicamentos ou suplementos que você toma. Ele pode dizer quais os medicamentos você pode ou não tomar antes da cirurgia.

 

O centro hospitalar ou o próprio médico irá contactá-lo antes da data marcada para fornecer detalhes específicos sobre seu procedimento. Certifique-se de seguir as instruções fornecidas, especialmente sobre quando parar de comer ou beber antes de sua cirurgia.

 

Antes da operação, um anestesista irá falar com você sobre as opções de anestesia. A artroscopia do joelho pode ser realizada sob anestesia local, regional ou geral. O anestesiologista irá sugerir o método mais conveniente a você. Sob anestesia local ou regional, você será capaz de acompanhar o procedimento.

 

4) O procedimento cirúrgico

 

O cirurgião ortopédico irá vai fazer alguns pequenos cortes em seu joelho. Uma solução estéril será utilizada para encher a articulação do joelho e enxaguar qualquer fluido turvo. Isso ajudará o ortopedista a ver claramente o interior do seu joelho e em grande detalhe.

 

A primeira tarefa do seu cirurgião é a de diagnosticar corretamente o problema. Ele irá inserir o artroscópio e usar a imagem projetada na tela para guiá-lo. Se é necessário tratamento cirúrgico, o cirurgião irá inserir instrumentos minúsculos através de outra pequena incisão. Esta parte do procedimento dura geralmente de 30 minutos a mais de uma hora. Tudo depende do tratamento necessário.

 

O cirurgião pode fechar as incisões com pontos ou com steri-strips (pequeno band-aids) e cobri-los com um curativo.

 

    

 

5) Recuperação

 

Após a cirurgia, você vai ficar na sala de recuperação por 1 a 2 horas antes de ter alta. Enfermeiros vão monitorar sua capacidade de resposta e fornecer medicação para a dor, se necessário. Você irá precisar de alguém para levá-lo para casa e ficar com você, pelo menos, a primeira noite. Pode ser necessário usar muletas por um período de tempo.

 

6) Reabilitação

 

A reabilitação da artroscopia do joelho é muito mais rápida do que a de uma cirurgia de joelho aberta. Ainda assim, é importante seguir as instruções do seu cirurgião com cuidado depois de voltar para casa.

 

o Inchaço  

 

Mantenha a perna elevada, tanto quanto possível para os primeiros dias após a cirurgia. Aplique gelo, como recomendado pelo seu médico, para aliviar o inchaço e a dor.

 

Cuidados ao se vestir

 

Você vai sair do hospital com um curativo cobrindo o joelho. Mantenha as incisões limpas e secas. O seu cirurgião irá lhe dizer como e quando você pode tomar banho, e quando você deve mudar o curativo. Uma consulta de retorna será agendada alguns dias após a cirurgia para verificar o seu progresso, rever os os procedimentos realizados e começar o tratamento pós-operatório.

 

Levantamento de peso

 

A maioria dos pacientes precisa de muletas ou outra assistência após a cirurgia artroscópica. O seu cirurgião irá dizer-lhe quando é seguro colocar peso sobre o pé e perna. Se você tem alguma dúvida sobre levantamento de peso, chame o seu cirurgião.

 

Dirigir

 

O seu médico irá discutir com você quando você poderá dirigir. Esta decisão é tomada com base numa série de fatores, incluindo:

 

1. O joelho envolvido (esquerdo ou direito)

2. Se o seu carro possui câmbio manual ou automático

3. O procedimento realizado

4. Qual dolorido está o seu joelho

5. Tipo de analgésico utilizado durante o pós-operatório

6. Quão bem você controla o movimento do joelho

 

Normalmente, os pacientes são capazes de dirigir dentro de 1 a 3 semanas após o procedimento.

 

Medicamentos

 

O seu médico poderá prescrever medicação para dor para ajudar a aliviar o desconforto após a cirurgia. Ele pode também recomendar medicamentos que ajudem a reduzir o risco de coágulos sanguíneos.

 

Fortalecimento

 

Você deverá exercitar seu joelho regularmente, por várias semanas, após a cirurgia. Isto irá restaurar o movimento e fortalecer os músculos da perna e joelho. O fisioterapeuta irá desempenhar um papel importante na forma como você irá se recuperar. A fisioterapia é altamente recomendada para um melhor resultado do procedimento realizado.

 

  

7) Complicações

 

Como qualquer cirurgia, há riscos associados a artroscopia do joelho. Estes ocorrem com pouca freqüência, são menores e tratáveis. Potenciais problemas pós-operatórios são: infecção, coágulos de sangue, acumulo de sangue no joelho. Fique alerta com alguns sintomas que necessitam de atenção imediata do seu ortopedista:

 

Febre

Calafrios

Calor persistente ou vermelhidão ao redor do joelho

Dor persistente ou aumento da dor

Inchaço significativo no joelho

Dor crescente em seu músculo da panturrilha

 

8) Resultados a longo prazo

 

A menos que você tenha feito uma reconstrução do ligamento, você deve ser capaz de retornar a maioria das atividades físicas depois de 6 a 8 semanas, ou, por vezes, muito mais cedo. Atividades de alto impacto poderão ser evitada por um período mais longo. Você terá que falar com o seu médico antes de retornar a atividades físicas intensas.

 

Se o seu emprego envolve trabalho pesado, pode ser que o período de afastamento seja maior. Discuta com o seu médico o tempo necessário para voltar a trabalhar em segurança.

 

O resultado final de sua cirurgia provavelmente será determinado pelo grau de danos ao seu joelho. Por exemplo, se a cartilagem articular no joelho foi desgastada completamente, então a recuperação total pode não ser possível. Pode ser necessário mudar seu estilo de vida. Isso significa limitar suas atividades e buscar exercícios alternativos (de baixo impacto).